Xiu, pouco barulho

A candidatura de Ribau Esteves à Câmara Municipal de Aveiro está a gerar algum ruído que, convenhamos, era perfeitamente dispensável, sobretudo aquele que vem de elementos do PPD/PSD.
Já se pespectivava que um projecto corporizado pelo ainda autarca de Ílhavo poderia originar tomadas de posição divergentes, não só no seio do povo, como no interior dos Partidos políticos. O Partido Socialista e restantes forças de esquerda desde sempre que tremeram sempre que o nome de Ribau Esteves vinha a público como provável candidato social-democrata em Aveiro. É natural, porque o nome de Ribau Esteves confunde-se com vitória.
O que me está verdadeiramente a surpreender são as vozes que teimam em fazer-se ouvir de destacados militantes, sobretudo do PPD/PSD. O mais recente a manifestar a sua (triste) opinião foi o actual vice-presidente da autarquia aveirense que fez publicar o seu próprio estado de alma através de um artigo de opinião.
Analisar o que escrever será, certamente, exasperante para quem lê estas linhas; resumir numa só palavra o teor desse texto será lamentável!
Saiba o vice-presidente da edilidade aveirense que o seu passado de militante e dirigente do PPD/PSD que tal atitude poderia tê-la tomado no local certo, porque teve oportunidade para isso, que foi, e continua a ser, os plenários do Partido. Catalogar o prof. Élio Maia como o melhor candidato que o Partido teve em Aveiro não lhe fica bem, e até o prejudica, porque, convém relembrar, em tempos idos também vossa excelência foi cabeça-de-lista pelo PPD/PSD às eleições autárquicas em Aveiro. Passou, desse modo, uma atestado de menoridade política a si mesmo. O que, sublinho, não lhe fica bem.
A gratidão é um sentimento nobre, um reconhecimento que, infelizmente, vai escasseando nesta sociedade cada vez mais ligada ao valores materiais. "A gratidão da maioria dos homens não passa de um desejo secreto de receber maiores favores", chegou a dizer François La Rochefoucauld. Eu, pessoalmente, prefiro a definição de Esopo quando diz que "a gratidão é a virtude das almas nobres."
Significa isto que vejo no texto do vereador de Élio Maia um pagamento tão exagerado, quanto descabido, em forma de gratidão, pelos oito anos de convivência na Câmara Municipal de Aveiro. Agora, o que jamais poderia acontecer eram as linhas com que tratou a candidatura de Ribau Esteves. E aqui, meus amigos, pegando nas palavras do sábio povo, é que "a porca torce o rabo." Dirigir-se desse modo a um candidato indicado pela concelhia de Aveiro, ratificado pela distrital e aprovado pelas estrutura nacional consubstancia um atropelamento às directivas do PPD/PSD. Desse modo, as atitudes têm um emissor definido e, por isso, deve responder pelo que disse e escreveu. Não se pode deixar passar incólume tal comportamento, devendo ser, necessariamente, analisado pelo Conselho de Jurisdição do Partido e aplicar as normas previstas. Não só neste caso, como é óbvio, como em todos os casos similares.
"Que Deus me proteja dos meus amigos. Dos inimigos, cuido eu", clamou Voltaire.
Contra muita gente, mesmo que nossa, o projecto de Ribau Esteves sairá vencedor das eleições de 29 de Setembro, à luz de uma vitória clara, inequívoca e maioritária.

0 mensagens: