Antecâmara de uma tremenda luta à Câmara

Paira no ar a possibilidade de Alberto Souto poder vir a ser candidato socialista à Câmara Municipal de Aveiro. A possibilidade há muito que deixou de ser remota, sobretudo entre as hostes rosas aveirenses. O regresso do ex-presidente autárquico à vida política activa aveirense ganhou fôlego quando o seu ex-número dois, Eduardo Feio, ganhou a estrutura local do Partido Socialista.
Perante esta forte realidade em que se torna a candidatura de Alberto Souto, há uma latente preocupação no seio do PPD/PSD de Aveiro. E não é para menos. Afinal de contas, Alberto Souto foi um autarca marcante, ainda vivo na memória dos aveirenses e que, quer se queira quer não, deixou obra muito embora não paga.
Os cenários futuros já se colocam em discussão. As estratégias tendem a ser faladas, ainda que em surdina. Tal como nomes de prováveis candidatos em representação do PPD/PSD e, bem mais distante, em representação de uma continuada coligação. Para mim, mero militante de base do PPD/PSD e sempre disponível para o "combate" político, julgo que o tempo é de virar de página. Dois mandatos em coligação com o PP parecem-me suficientes, sem direito a renovação. O povo, aliás, não entenderia uma nova candidatura a dois. Até porque os tempos são diferentes. Ao fim deste tempo, penso que os aveirenses têm muito a agradecer às equipas de Élio Maia pelo trabalho feito em prol da dignidade da Câmara Municipal de Aveiro e do respeito que as pessoas voltaram a ter pela autarquia. Élio Maia veio em boa hora e fez um trabalho notável, aliás elogiado por muitos e reconhecido pelas mais altas esferas da política nacional.
Neste partido do qual sou militante desde 1991, temos sérios problemas egocêntricos que nos impedem de aproveitar o melhor que temos. São questiúnculas pessoais que em nada favorecem estratégias, projectos, planos e ideias capazes de ajudar no desenvolvimento do País, distritos, concelhos, cidades, vilas e aldeias. Um PPD/PSD difícil de entender mas que urge mudar de vida para o bem colectivo. Aveiro, por exemplo, é cenário dessas questiúnculas ainda vivas, mas fáceis de resolver. Porque, não tenhamos dúvidas, em caso de confirmação de uma nova candidatura de Alberto Souto à Câmara Municipal de Aveiro, prevejo Ribau Esteves como o homem melhor colocado para, sem necessidade coligação, vencer a luta eleitoral autárquica em 2013. O apoio, creio eu, extravasa a fronteira única da estrutura local do partido; vai muito mais longe e encontra eco e apoio no mais anónimo dos aveirenses.

0 mensagens: