PPD/PSD Aveiro: a hora da clarificação

A pouco mais de um ano das próximas eleições autárquicas, é com toda a naturalidade que assistimos a declarações políticas das chamadas figuras de topo com clara predisposição para assumirem candidaturas.
Em Aveiro, capital de distrito, a importância de ganhar a autarquia tem a sua relevância não só a nível local, sobretudo junto das pessoas e só depois dos Partidos, como num âmbito mais abrangente, mormente nacional. A vitória será sempre capitalizada pelo Partido triunfador.
Sendo certo e seguro que somente PPD/PSD e PS aspiram ganhar, sem coligações, a eleição autárquica - o CDS só sobrevive em coligação -, noto com alguma satisfação que o meu Partido (PPD/PSD) leva já uma importante vantagem.
E porquê?
Não tenho a mínima dúvida que aliado ao extraordinário trabalho de credibilização e recuperação financeira efectuado pela equipa de Élio Maia, será Ribau Esteves a assumir a próxima candidatura à autarquia aveirense. Esse facto reflecte-se no seio mais íntimo do Partido e, também, na atenta leitura da entrevista, dada pelo actual edil de Ílhavo, ao Diário de Aveiro. Não há nada mais claro.
Mas até lá, até ao momento autárquico de 2013 há algumas questões que eu, militante activo há mais de 20 anos, gostaria de ver esclarecidas nos lugares certos e adequados.
Desde logo, será importante que cada um saiba ocupar o seu lugar. A mim, particularmente, custa-me muito observar determinadas pessoas, já fora do quadro político aveirense, darem palpites sobre o actual presidente Élio Maia e, com isso, aproveitarem para fazer julgamentos políticos em jeito de acerto de contas pessoais. Aqui cabe bem a frase de "fora de cena quem não é de cena".
A questão do presidente Élio Maia deve ser tratada com a dignidade que merece. Num momento particularmente complicado e adverso, foi o ex-presidente da Junta de Freguesia de São Bernardo a ir a votos e foi, precisamente, ele o grande trunfo da vitória sobre Alberto Souto. Honra e glória ao homem, ao autarca e ao cidadão.
Depois, é com satisfação e expectativa que vejo a candidatura de Ribau Esteves. Satisfação pela certeza na sua capacidade de trabalho, da liderança e de concretizador de muitos e bons projectos ao dispor das pessoas. As provas disso mesmo são muitas o que o eleva a um patamar bem alto na nobre função de autarca.
Expectativa por aquilo que irá dizer sobre a coligação. Aqui, meu caro Ribau, só aceito uma ideia: fim desta ridícula, insensata e nada fiel coligação.
Porquê?
A corda que a une, cada vez mais fina, tem sido desgastada por culpa, única e exclusiva, dos eleitos em nome do CDS/PP. Nesta coisa da política é importante e vital ter memória. E ter memória significa regressar a um passado onde assistimos a episódios caricatos como a troca de vereadores, a faltas injustificadas a Assembleias Municipais onde se votava projectos importantes, a comportamentos deprimentes de vereadores que passaram à figura de independentes, a entrevistas auto-denominado o próprio Partido como ridículo. Enfim, um rol de barbaridades que resultam num desgaste terrível para quem governa e empresta natural alento a quem está na oposição.
Escrito tudo isto, resulta que em 2013 o cenário só pode ser este: candidatura do PPD/PSD, sem coligação, com Ribau Esteves como cabeça de lista!

2 mensagens:

João Crespo disse...

Élio Maia. Recuperação financeira? Tenha dó!

Catitinha disse...

Se Élio Maia foi assim tão bom ( e eu não discordo) porque é que haveremos de trocar de candidato?? Que coerência é a sua??