Este PS que treme como varas verdes

O nervosismo tolhe o pensamento. É uma verdade irrefutável e que se aplica ao comportamento do Partido Socialista não só no âmbito nacional, como nos discursos dos eleitos em Aveiro e no seu candidato à Câmara Municipal aveirense.
Sem terem nada a apontar à governação de Élio Maia, bem pelo contrário, os elementos que compõem a bancada municipal insurgem-se perante as tomadas de posição dos membros do PPD/PSD, fazendo coro na defesa ao actual presidente da autarquia e verborreando, mais parecendo baratas tontas, perante toda a argumentação social-democrata na defesa da candidatura legítima de Ribau Esteves.
Os aveirenses têm um feliz histórico de escolherem em consciência. Fizeram-no sempre bem, mesmo nos momentos em que não deram a vitória ao Partido que pertenço. Para saber vencer na vida, há que tomar consciência do que não se fez bem para merecer a derrota. Eis uma teoria que o Partido Socialista tem recusado a aceitar, pelo que, estou certo, vai perder, no próximo mês de Setembro, as eleições autárquicas em Aveiro pelo terceiro acto eleitoral seguido.
Apresentar um candidato que foi o responsável número dois pelo tremendo descalabro financeiro nos consulados de Alberto Souto é fazer pouco da memória dos aveirenses. Um erro político crasso, fatal e que terá a resposta que merece no momento da votação.
A peregrina ideia, tirada sabe-se lá de onde, que Élio Maia poderá encabeçar uma nova candidatura, como independente, tem subido de volume nas hostes socialistas. O pensamento rosa, sempre tolhido pelo nervosismo, entronca no facto que tal candidatura fará mossa na votação da coligação. Cuidado! Aquilo que me parece é que num cenário de uma candidatura do actual edil, o principal prejudicado será o Partido Socialista. Não tenho a mínima dúvida.
A campanha eleitoral ainda não começou e mesmo assim, mesmo com Ribau Esteves ainda a sentir o pulso à população nas visitas serenas e tranquilas que faz às freguesias, mesmo com o barulho que os socialista vão fazendo, roçando o insulto, não há modo nem jeito para sequer se colarem, em números, à coligação. Vão tremendo, como varas verdes, percebendo que Ribau Esteves vai ser o próximo presidente da Câmara Municipal de Aveiro e com maioria absoluta.

0 mensagens: